Microsite

O que é um microsite?

Um site que está associado a uma organização, mas está em um domínio separado e possui navegação,  design  e conteúdo personalizados.

Seja qual for a sua definição, há pouca dúvida de que eles são populares. Porquê, então, tantas organizações favorecem o microsite?

 

Microsite

 

 

 

Porque preciso de um microsite?

Não há dúvida de que os microsites oferecem alguns benefícios atraentes, destacam-se:

1. Maior Controle de Design

Os microsites permitem total controle sobre o design. Isso permite que eles adoptem ao microsite a aparência visual do material de marketing que a empresa está usando na campanha associada.

Também permite que eles criem uma linguagem visual projetada especificamente para o segmento de mercado que estão tentando alcançar. Isso é particularmente valioso quando o site principal tem que atender a um conjunto diversificado de pessoas.

Esse tipo de flexibilidade é normalmente impossível ou dificil de alcançar se a empresa optar por adicionar esses conteúdos ao site principal.

 

2. Uma experiência mais focada

Além disso, os microsites removem as distrações que a integração no site principal traria. A navegação principal do site é removida, assim como os rodapés e outros elementos irrelevantes.

Isso pode parecer importante em organizações corporativas maiores. Geralmente, eles têm sites grandes com vários níveis de profundidade e várias subseções. Isso pode fazer com que a navegação pareça incômoda e, em muitos contextos, prejudique a experiência.

Por outro lado, os microsites permitem que o usuário se concentre apenas na campanha e nas chamadas associadas à ação.

 

O que faz um microsite eficaz?

Sabemos que os microsites tendem a funcionar melhor com uma vida útil limitada, com um público bem definido e sem necessidade de integração com um site mais amplo. Saber disso nos ajuda a definir o que faz um microsite eficaz.

 

Eles são parte de uma campanha mais ampla

Para começar, porque sabemos que o microsite é parte de uma campanha mais ampla, ele precisa se integrar bem com isso em linguagem visual e estilo escrito.

Em outras palavras, ir de um anúncio no Facebook para o seu microsite precisa ser parte de uma experiência consistente. Da mesma forma, todos os emails enviados pelo microsite precisam refletir o design e o conteúdo encontrados no site.

 

Eles têm um foco claro

Como deveríamos estar construindo microsites em torno de uma campanha, é essencial que eles permaneçam focados. Devemos focá-los na promoção de um único produto ou apelar para um grupo demográfico restrito. Quanto mais pudermos fazer isso, mais eficaz será o site.

 

Eles têm um funil de vendas bem definido

Devemos projetar a maioria dos microsites com ênfase na conversão . Eles existem para direcionar os usuários por meio de um funil de vendas para um call to action.

Os microsites bem-sucedidos são aqueles que têm uma chamada à ação bem definida e unica. Todo o site é estruturado com o objetivo de fazer com que os visitantes concluam esse único objetivo, ao contrário dos sites gerais, que geralmente têm várias chamadas para a ação que competem por atenção.